Make your own free website on Tripod.com
Comece por ler uma breve introdução acerca deste autorCronolgia dos eventos mais importantes da vida de João de BarrosAs mais importantes obras  em análiseContactoConsulte esta secção no caso de ter problemas com este site...


Bem vindo à página de Internet João de Barros, vida e obra de um humanista.

Vivemos num tempo onde a informação é, cada vez mais, indispensável e, por isso, torna-se necessário ter vários meios de aceder a ela da forma mais rápida e cómoda possível. A Internet, apesar dos seus aspectos negativos, é um excelente meio de aceder a muitas destas informações, quer pela variedade de fontes, formato e facilidade de utilização. Ainda assim não devemos esquecer que esta rede de ligações, esta gigantesca biblioteca, não nasce do acaso e para que ela exista e se mantenha é necessário o trabalho diário de milhares de pessoas em todo o mundo. Por vezes ignoramos este facto. Para a criação de uma página de Internet -coerente - é necessário algum (por vezes muito) trabalho, quer de pesquisa, quer técnico. Lamentavelmente, nos meios mais tradicionalistas a Internet ainda é vista como absurda e infantil.

Na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, à semelhança de muitas outras, a componente informática é cada vez mais forte. O sistema de pesquisa bibliográfica esta cada vez mais aperfeiçoado e o acesso a ele mais facilitado. A maioria dos professores sabe utilizar um computador e disponibiliza o seu e-mail para ser contactado pelos seus alunos. É, porém, do meu conhecimento que alguns docentes, incapazes de se adaptarem aos tempos onde vivem, condenam este tipo de pesquisa - remetendo sempre os alunos para as infindáveis gavetas dos arquivos das bibliotecas - ou qualquer outra iniciativa com este formato. Não creio que a Internet seja suficientemente completa para substituir todos estes livros que as bibliotecas guardam, nem sequer defendo quem o ache pois é totalmente absurdo. Tão apenas afirmo que é o mais indicado para quem deseja obter informações gerais (o chamado overview) sobre determinada matéria, podendo inclusivamente indicar fontes de pesquisa futuras.

Quanto mais estudamos João de Barros mais reconhecemos que este era um humanista profundamente ligado ao mundo da informação, oriunda de livros, cartas, outros escritos ou pelos relatos que ouvia. Estas informações não podiam ser acedidas de forma instantânea na maioria das vezes, demorando inclusivamente anos até que o interessado pudesse consultar uma determinada obra que encomendou ou comunicar com um outro que tivesse experiências relevantes para contar das suas viagens à Índia, por exemplo. Acredito que João de Barros seria, caso vivesse no tempo presente, um fervoroso utilizador da chamada world wide web.

Dado que a informação online sobre esta importantíssima personalidade é escassa, decidi adaptar ao formato HTML um trabalho de apresentação para uma aula da cadeira História Moderna de Portugal, da FLUC, leccionada pelo professor doutor José Pedro Paiva, para o qual tive de pesquisar e ler um número relativo de livros e documentos. Este website, contudo, não foi sujeito a qualquer avaliação e foi feito apenas e só por minha iniciativa. É o meu contributo para a difusão da vida e da obra de João de Barros, ideal para quem deseje conhece-lo evitando perder tempo a procurar por a densidade das páginas de alguns livros - aquilo que eu, de resto, já comecei por fazer.

Obrigado por visitar o meu site.

Bruno Figueiredo

Voltar ao Index | Continuar em modo de apresentação